Como interpretar plano diretor para hierarquia de vias e definição de velocidades máximas

Pessoal, bom dia. Esta é minha primeira postagem no forum =)

Estou tentando atualizar as velocidades máximas de vias em São Caetano do Sul (e gostaria de fazer isso em outros municípios também).
Além do roteador para carros, seria muito útil para bicicletas, pois é legal saber quais são as vias locais de baixa velocidade, onde é mais seguro para pedalar.

Pelas minhas pesquisas, de acordo com as leis de trânsito, vias urbanas sem sinalização tem velocidade máxima definida de acordo com a sua hierarquia:
Vias de alta velocidade = 80kmh
Vias arteriais = 60kmh
Vias coletoras = 40kmh
Vias locais = 30kmh

Para descobrir a hierarquia em São Caetano, eu baixei o plano diretor, junto com o anexo contendo o mapa da hierarquia.

Sobre o que mencionei acima, minhas dúvidas são as seguintes:
Se uma via é classificada, por exemplo, como local, e não há sinalização referente à velocidade máxima nela, posso colocar a tag maxspeed=30 seguramente?
Como posso interpretar o mapa de hierarquia de vias? No caso específico do plano diretor de SCS, consta que é o plano do período de 2016 até 2025. Neste documento tem a “hierarquia atual” e a “proposta de nova hierarquia”. Qual das duas devo seguir? Não fica claro se a nova proposta já entrou em vigor.

Caso alguém tenha curiosidade, vou deixar o link para o plano diretor que encontrei. O mapa de hierarquia de vias está no anexo.

1 post - 1 participant

Read full topic

Ce sujet de discussion accompagne la publication sur https://community.openstreetmap.org/t/como-interpretar-plano-diretor-para-hierarquia-de-vias-e-definicao-de-velocidades-maximas/98425